14 de janeiro de 2010

Cupido e Psique


Psique era filha de certo rei e certa rainha e possuía duas irmãs de beleza encantadora que não se comparava porém a sua própria beleza. A fama de tal encanto fazia com que estranhos viessem de longe para admirá-la, o que irritou profundamente Vênus, que não se conformava com seus autares desprezados para devoção de uma mortal.
- Terei, então, de ser eclipsada em minhas honras por uma jovem mortal? Lhe darei motivo para se arrepender dessa beleza injustificada.
Sendo assim, a deusa chama seu filho Cupido e o manda castigar a jovem.
- Castiga, meu filho, aquela audaciosa donzela. Infunde em seu peito uma paixão por algum ser baixo, indigno, para que ela colha uma mortificação tão grande quanto o triunfo de agora.

Cupido encaminhou-se então ao quarto de Psique, com gotas de água amarga e outras de água doce, retirada da fonte de Vênus. Ao vê-la, quase foi tomado por piedade mas ainda assim derramou sobre seus lábios gotas de água amarga. Depois, tocou-a com a ponta de sua seta, o que fez a jovem acordar. Quando Psique abriu os olhos em frente a Cupido, que estava invisivel, ele se atrapalhou e feriu-se com a própria seta. Descuidando-se do ferimento, seu unico pensamento era corrigir o mal que havia feito e derramou as gotas doce sobre os cabelos de Psique.

Depois desse dia, todos os jovens admiravam e exaltavam Psique, mas nenhum pretendente lhe aparecia para propor casamento. Os pais, desesperados com a tristeza da filha, consultaram o oráculo de Apolo:
- Psique não se destina a ser esposa de um jovem mortal e sim de um monstro que a espera no alto da montanha, a quem nem os homens nem os deuses podem resistir.

Quando chegou ao alto da montanha, desesperada de medo, o gentil Zéfiro conduziu suavemente Psique a um vale florido, que se acalmou e adormeceu sobre a relva. Ao acordar, entrou no bosque e se deparou com um imenso palácio que não parecia ser obra de mortais. Enquanto admirava o palácio cheio de ornamentos de ouro e aposentos majestosos, ouviu uma voz:
- Tudo que vês é teu. Nós, cujas vozes ouves, somos teus servos e obedeceremos às tuas ordens com a maior atenção.
O marido de Psique vinha, porém, apenas nas horas de escuridão e partia antes do amanhecer. Apaixonada, ela implorava que ele a deixasse apenas ver seu rosto, mas ele recomendou-lhe que jamais tentasse, pois tinha bons motivos para escondê-lo.
Uma noite, porém, envenenada pelas irmãs que invejosas disseram que seu marido era provavelmente uma serpente, aconselharam Psique a acordar durante a noite e iluminar seu rosto, pronto para matá-lo caso fosse um monstro realmente.
Ao fazer isso, acidentalmente Psique acordou o marido.
- Tola Psique, é assim que retribuis meu amor? Vai, volta para junto de tuas irmãs, cujos conselhos prefere aos meus. Não lhe imponho outro castigo a não ser deixar de ver-me para sempre.
A jovem, após algum tempo, recebeu o conselho de Ceres, deusa da terra, que lhe disse para render-se a Vênus e conseguir-lhe perdão pela submissão.
Vênus a recebeu com a ira estampada no rosto:
- Tu, a mais infiel das servas lembras-te que tem uma senhora? Ou talvez tenha visto apenas para ver o marido enfermo pela ferida que lhe causou a esposa.

Ordenou então que Psique fizesse vários trabalhos de casa, provando que poderia ser uma boa nora. Psique chegou a descer ao inferno para buscar com Perséfone um pouco de sua beleza para oferecer à Vênus. Porém, a curiosidade fez com que ela olhasse a caixa dada por Perséfone antes de entregá-la a Vênus, mas ali apenas encontrou o sono, que a fez desfalecer no mesmo lugar onde estava. Cupido, porém, vendo o sofrimento da esposa, foi buscála.
- Mais uma vez quase morreste devido à curiosidade. Porém, provou seu amor.
Cupido a transformou em imortal e juntos tiveram uma filha que foi chamada Prazer.

A história de Cupido e Psique retrata a alma humana, purificada pelos sofrimentos e infortúnios e preparada então para apreciar a pura e verdadeira felicidade eternamente, por isso vale a pena.

(Calma, se você leu até o final, eu também achei que não acabava mais. Mas a história é clássica e vale ser lembrada. Gosto muito de mitologia e queria colocar algum mito marcante para mim. Fiquei em uma dúvida ferrenha entre vários, como Píramo e Tisbe, Dafne e Apolo, as rivais de Juno e outros. Bom, com certeza colocarei mias ao longo do tempo mas queria hoje uma que tivesse o final feliz. E apesar da vida sofrida de Psique, o final dela foi feliz.Não concordo muito com a moral da história, mas isso não interessa muito né? Também não gosto muito dessa linguagem mais formal, antiga, sei lá... Mas estava sem inspiração para atualizar Cupido e Psique hoje e as outras histórias, apesar de lindas, tem todas um final meio ou completamente triste.)

Um comentário:

  1. ADORO O MITO DO CUPIDO E PSIQUE É MUITO LINDO VALE A PENA LER APESAR DE TODOS OS SOFRIMENTOS NA VIDA SEMPRE TEM O SEU LADO BOM COMO A PSIQUE ENFRENTOU VARIAS PROVAS NA SUA VIDA ELA CONCERTEZA VALE A PENA SER RELEMBRADA!!!!!!!

    ResponderExcluir